TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

A definição de normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de segunda geração (TEIP 2) pretende contribuir para a criação de condições de promoção do sucesso escolar dos alunos integrados em comunidades educativas atingidas por problemas sociais e económicos.

Prioridades de desenvolvimento pedagógico:

A concepção e a organização do projecto educativo das escolas deve corresponder às seguintes prioridades de desenvolvimento pedagógico:

  • Criação de condições para a promoção do sucesso educativo e escolar das crianças e dos jovens, com vista a prevenir a retenção, o absentismo e o abandono escolar, através da diversificação das ofertas formativas, como o recurso a percursos curriculares alternativos, a planos de recuperação, a cursos de educação e formação e a cursos profissionais;
  • Flexibilização da gestão do currículo e dos programas disciplinares e não disciplinares, orientando a avaliação dos alunos segundo as competências definidas para o final de ciclo de escolaridade;
  • Fixação das áreas de intervenção que possam dar resposta às necessidades específicas das escolas, em áreas como: a ligação ao mundo do trabalho, a educação para a saúde, o desporto escolar, os apoios educativos especiais, a educação para o empreendedorismo, a dotação em recursos humanos e, ainda, a segurança e a prevenção da violência;
  • Articulação estreita com as famílias e a comunidade local.

Para mais informações, consultar o Despacho Normativo n.º 55/2008, D.R. n.º 206, Série II de 2008-10-23, do Ministério da Educação – Gabinete da Ministra que define as normas orientadoras para a constituição de territórios educativos de intervenção prioritária de segunda geração.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s