Educação em debate no Prós e Contras

Prós e contras

A avaliação do desempenho dos professores foi o tema mais quente do debate, esta segunda-feira, no programa Prós e Contras da RTP1.

«Tenciono levar avante as reformas desta forma, explicando», lançou a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, logo no arranque do programa, para enunciar aquilo que considera serem os «equívocos» acerca da sua política.

A ministra frisou, por várias vezes, que «as medidas não são contra os professores», explicando que o sistema de avaliação de desempenho dos docentes que tanta polémica tem causado foi criado «para permitir distinguir, reconhecer e premiar os melhores».

in SOL (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=82280)

Maria de Lurdes Rodrigues reconheceu que «não há avaliações perfeitas», mas realçou o facto de o modelo proposto pelo ministério privilegiar «a diversidade dos agentes da avaliação» e consagrar «o respeito pela diversidade das actividades dos professores».

Um modelo que, de acordo com o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, «não distingue o mérito porque é feito por quotas» e apresenta «graves erros» por conter «itens para os quais não há unidade de medida», como a disponibilidade ou o empenho dos professores.

Outro ponto muito criticado foi o facto de os resultados dos escolares terem um peso de cerca de 10% na avaliação dos docentes.

Acusada por vários intervenientes no debate de atacar a imagem dos professores e de promover o facilitismo, a ministra refutou a ideia de ser responsável por um ataque à classe docente e saiu em defesa do programa Novas Oportunidades, contrariando a ideia de que este projecto de formação para adultos seja feito sem critério ou mérito.

«É preciso continuar a trabalhar, é a lição que retiro deste debate», comentou Maria de Lurdes Rodrigues no final do Prós e Contras, mostrando-se disponível para «continuar a trabalhar com as escolas».

in SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s