AINDA O CASO TELEMÓVEL

Assim naoAssistir a toda aquela cena passada na Escola Secundária Carolina Michaelis é chocante.

Tal como é chocante o aproveitamento deste triste episódio pelos media, tudo por causa das audiências.

ONDE ESTÁ O RESPEITO PELO QUE SENTE AQUELA PROFESSORA?

Tal como é chocante ler, nos jornais e telejornais, afirmações do coordenador da linha SOS Professor no sentido de que situações semelhantes àquela são recorrentes nas nossas escolas.

ONDE ESTÁ O BOM SENSO COM QUE SE TRATA ESTAS QUESTÕES? SERÁ QUE AS ESCOLAS SÃO ASSIM LOCAIS DE TANTA AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA? QUEM OUVE ESTE COMENTÁRIO, DITO DESTA FORMA, É LEVADO A INFERIR QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS SÃO VIOLENTAS… SERÁ????

Tal como é chocante assistir a um senhor (parece ser também professor daquela escola), sentado num banco de jardim, a afirmar que, perante uma situação deste tipo, “a Sra. Ministra é completamente responsável”, estabelecendo ligações entre este caso e o diploma da avaliação de professores, afirmando que se a aluna for transferida para outra escola, isso conta como abandono, etc. etc., Estatuto do Aluno (!?…) blá, blá…

ONDE ESTÃO A DIGNIDADE E A SERIEDADE PARA ABORDAR UM ASSUNTO TÃO DELICADO COMO ESTE? COMPARAR O INCOMPARÁVEL? HOJE, QUALQUER UM “FALA” NO TELEJORNAL…

Tal como é chocante ter de ouvir pessoas responsáveis dos partidos políticos a fazerem considerações genéricas calvagando a onda mediática deste caso e fazendo aproveitamento político da situação.

ONDE ESTÁ O RESPEITO PELAS PESSOAS? QUANDO UMA ALUNA MALTRATA UM PROFESSOR, COMO AFIRMA EDUARDO SÁ, ISSO É SINAL DE QUE ESTAMOS PERANTE UMA JOVEM EM SITUAÇÃO DE RISCO. QUANDO UM PROFESSOR É AGREDIDO FÍSICA OU PSICOLOGICAMENTE, ESTAMOS PERANTE UMA SITUAÇÃO HUMANA DELICADA QUE É PRECISO SER TRATADA E FALADA COM CUIDADO.

A violência nas escolas é um problema que deve ser tratado com profundidade. É uma questão demasiadamente séria e complexa para ser debatido deste modo na praça pública: todos opinam sobre a matéria apenas com o intuito de retirar dividendos políticos, de aumentar as suas audiências e, alguns, para fazer a sua “vingançazinha” pessoal…

Sabemos todos que a violência nas escolas, ou melhor, a falta de civismo e de educação, tem vários motivos e explicações: desde o ambiente escolar (arquitectura e espaços físicos desadequados, estilos de liderança, …), passando por algumas famílias (que não sabem educar os seus filhos) e por alguns professores (que não sabem impor a sua autoridade, muitas vezes agindo de forma diferente na mesma escola e, outras vezes, manifestando-se publicamente através de formas menos correctas) até às questões exteriores à escola, de âmbito social (exclusão, pobreza, violência, …).

Já agora, se tiver tempo, leia o livro editado pelo Instituto de Inovação Educacional, «Indisciplina: Um signo geracional?», de Daniel Sampaio. Download do livro: Formato PDF (124 KB).

Anúncios

Um pensamento sobre “AINDA O CASO TELEMÓVEL

  1. Sobre a agressão da aluna à professora, apesar de concordar com a generalidade dos comentários que fazes, principalmente porque tal empolgamento visual deitou abaixo a dignidade da professora, a verdade é que foi um facto! Que os alunos passam impunes pela escola é outro facto indiscutível. Sou mãe muito presente e assusto-me frequentemente pela maneira como a Escola e os pais “desconduzem” a disciplina num local de educação por excelência e como os professores (reduzidos a insignificantes peões) se tornam cúmplices, uma vez que estão quase sempre por sua conta e risco num caso de agressão. E falo não só com conhecimento de causa, mas também por experiência própria. Adiante! Continuo a adorar a maneira como apresentas o rosto do site (as poesias foram muito bem seleccionadas). Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s