Jean Ping, Presidente da UA, defende reforço de capacidades em África

O Presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, ex-ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros, instou os países africanos a reforçar as capacidades do continente para melhor fazer face às catástrofes ligadas à deterioração das infra-estruturas hidricas e de saneamento básico.

Ping declarou na sua mensagem comemorativa do Dia de África que o continente precisa de maiores capacidades para conter tais catástrofes e evitar as doenças de origem hídrica, sobretudo o paludismo.

“É imperioso que os Estados membros da União Africana formulem e apliquem políticas e quadros jurídicos que permitam garantir uma gestão duradoura do ambiente e melhorar a qualidade da água e do saneamento no continente”

Ping exortou os países africanos a integrar as questões ambientais no seu processo de planificação com a concessão de recursos financeiros e humanos suficientes, prometendo o apoio da Comissão da UA e do Secretariado da Nova Parceria Económica para o Desenvolvimento de África (NEPAD) nestes esforços.

A celebração do Dia de África, no próximo dia 25 de Maio, decorrerá sob o lema: “Atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) ligados à água e ao saneamento“.

“A Comissão reconheceu o fardo que representa a morbilidade crescente que ela atribui à degradação do ambiente, à extrema pobreza e a problemas ligados à higiene”.

O responsável da Comissão da UA expressou a sua preocupação relativa às pessoas confrontadas com a penúria da água e os problemas de saneamento e a subida e o acesso aos cuidados de saúde. Ele manifestou a determinação constante da Comissão em defender a gestão duradoura do ambiente em África graças à adopção e à aplicação de políticas ambientais apropriadas no continente.

(Fonte: Panapress)

Mensagem do Presidente da UA (in english)

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s