Dependência dos telemóveis

Um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), publicado no Correio da Manhã, revela que seis em cada dez alunos tem o telemóvel ligado na escola.

Eis os números que nos devem deixar a pensar:

  • 74 por cento diz que o aparelho só lhe é útil «se estiver constantemente ligado»;
  • 21 por cento admite nunca desligar nem retirar o som do telemóvel em velórios e funerais, missas e consultas e tratamentos médicos;
  • 84 por cento dos alunos entre os nove e os 18 anos tem telemóvel;
  • em média, recebem o primeiro telemóvel aos 11 anos;
  • metade tem telemóvel com câmara digital incorporada;
  • em média fazem 3,6 telefonemas por dia e enviam 26 mensagens, mas há quem chegue às 80 chamadas diárias e às 99 SMS;
  • gastam, em média, 19 euros por mês com o telemóvel, mas entre os 16 e os 18, a factura sobe para os 30 euros. No entanto, há facturas que chegam aos 200 euros;
  • os amigos são os principais destinatários das mensagens (77 por cento) e quase metade dos jovens troca mensagens para namorar.

Que fazer perante estes números? As famílias, os professores… Como agir? Que exemplos damos aos nossos filhos? Que “coisas” lhes oferecemos? …. Interrogações que nos devem desafiar à busca da soluções para esta e muitas outras “dependências” dos novos tempos – e fomos nós (os adultos) que as criámos, fomentámos e estimulámos.

Estudo: «E-generation: os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal»
Inquérito feito a 1353 crianças e jovens até aos 18 anos.
Publicado por “Correio da Manhã”
.
Anúncios

4 pensamentos sobre “Dependência dos telemóveis

  1. E-generation

    Nos dias de hoje, é exigido aos jovens desde cedo que estejam sempre em contacto, e perante a possibilidade da existência de alguma falha que impossibilita a comunicação, instala-se o caos, primeiro entre os familiares e mais tarde entre amigos. É inevitável que estas gerações tenham necessidade do permanente contacto, algo que é confundido com dependência mas que acaba por ser uma mediação tecnológica da mais antiga necessidade humana: comunicar.

    O telemóvel é visto pelas gerações mais novas não apenas como um aparelho, mas sim como uma extensão da sua própria pessoa. A escola e os pais terão que adoptar uma postura reflectida sobre este assunto e começarem por desenvolver competências que permitam aos jovens aproveitar as potencialidades desta tecnologia e saber evitar os riscos a ela associada. A par do desenvolvimento das competências tecnológicas é essencial que se não se esqueçam as regras cívicas para o bom uso de um telemóvel, nos seus vários contextos.

    Actualmente, o telemóvel é muito mais do que um equipamento que serve para telefonar. Tem outras funcionalidades, sendo um pequeno computador de bolso a que se pode aceder rapidamente e facilmente. Este equipamento pode ser utilizado como leitor de mp3, máquina fotográfica e de filmar, com software de processamento de texto e acesso à internet. Porque não aproveitar esta tecnologia para fim educativo?

    A modernização do ensino terá que passar pela difusão das novas tecnologias aos actuais contextos educativos e às características da sua população escolar. A escola terá de se adaptar rapidamente, de forma consciente e reflectida, às novas realidades. Pode aproveitar este novo recurso, o telemóvel, para desenvolver actividades criativas e desafiadoras ajustadas às necessidades dos alunos em tempo real.

    Sandra Costa

  2. Bom dia! Eu sou aluna da Escola Secundária da Batalha e no âmbito da disciplina de Área de Projecto estou a desenvolver juntamente com o meu grupo um trabalho acerca da Dependência dos Telemóveis.
    Ao visualizar o seu blog, apercebi-me que tem informações importantes sobre o tema e por isso pedia-lhe que me facultasse alguns sites ou mais informação que tivesse sobre o tema.
    Caso se mostre disponível estarei contactável através do email facultado.
    Com os melhores cumprimentos;
    Mariana Cerejo

  3. Bom dia! Eu sou aluno da Escola Secundária dr.Angelo augusto da Silva (madeira) e no âmbito da disciplina de Área de Projecto estou a desenvolver juntamente com o meu grupo um trabalho acerca da Dependência dos Telemóveis.
    Ao visualizar o seu blog, apercebi-me que tem informações importantes sobre o tema e por isso pedia-lhe que me facultasse alguns sites ou mais informação que tivesse sobre o tema.
    Caso se mostre disponível estarei contactável através do email facultado.
    Com os melhores cumprimentos;
    eduardo filipe

  4. Olá eu sou aluna da escola EB 2,3 /S José Silvestre Ribeiro de Idanha a Nova, no âmbito da disciplina de área de projecto o meu grupo está a desenvolver o tema: dependências, no qual também a dependência dos telémoveis.
    Ao visualizar o seu blog, reparei que tem informações importantes e relevantes sobre o tema, sendo assim pedia-lhe que me facultasse alguns sites ou mais informações que tivesse sobre o tema.
    Caso se mostre disponíveç estarei contactável através do email facultado.
    Com os melhores cumprimentos:
    Carolina Moreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s