Dia de Portugal

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões, 10 de Junho de 1580.

Este Dia é comemorado desde a implantação da República em 1910 e, após 1933, usado como propaganda ideológica do Estado Novo de Salazar até à Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1974.

Depois do 25 de Abril, Portugal continuou a comemorar o 10 de Junho e a prestar tributo ao poeta de «Os Lusíadas», altura em que se passou a chamar “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas“. Prestar homenagem às comunidades portuguesas na diáspora foi a forma encontrada para continuar a sublinhar a importância do povo português e da lusofonia.

Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas

Nesta celebração do Dia de Portugal, mas também das Comunidades Portuguesas, quero saudar de forma muito particular todos os Portugueses da diáspora, dirigindo-lhes uma mensagem de estímulo e de reconhecimento.
Desde o início do meu mandato tenho tido a preocupação de realçar o mérito dos Portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro, o importante papel que desempenham na afirmação de Portugal no mundo, que tive a oportunidade de testemunhar em diversas ocasiões. (…)

Comemorar o Dia de Camões é celebrar a Língua Portuguesa. Também no domínio da valorização da nossa língua e da nossa cultura, o papel fundamental das comunidades portuguesas não pode ser esquecido.
A todos os Portugueses que residem e trabalham no estrangeiro deixo, mais uma vez, uma palavra de apreço e de reconhecimento.
Sei que podemos contar convosco. Podem e devem contar com Portugal. LER MAIS>>

……………………………………………………………………

Para se ter uma noção do valor do poeta Luís de Camões e da sua importância para a cultura lusófona, lembro o facto de entre as muitas nações no mundo só duas podem dizer que um dos seus “filhos” escreveu poemas épicos sobre a sua História: a Grécia e Portugal.

Na Grécia, Homero escreveu a «Ilíada» e a «Odisseia». Em Portugal, Camões escreveu «Os Lusíadas», que quer dizer «Os Portugueses», descrevendo quatro séculos da sua História.

Ler mais sobre Luís Vaz de Camões (pt) e sobre os Lusíadas

Read more about Luís Vaz de Camões (en) and about Lusíadas

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s