Portátil Magalhães

Vão ser distribuídos 500 mil portáteis às crianças do ensino básico, através do programa “e.escolinha”. O computador Magalhães será o primeiro computador portátil com acesso à internet fabricado em Portugal.

Informações sobre este programa:

CUSTO:

Cada computador tem um custo de produção de 180 euros. A diferença entre a produção e o preço de venda ao público é absorvida “por privados, pelas operadoras móveis e uma pequena parte pelo Estado”.

  • será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar;
  • custará 20 euros para as crianças do segundo escalão;
  • terá um custo máximo de 50 euros para as crianças não abrangidos pela acção social escolar

LIGAÇÃO À INTERNET:

  • a opção de ligação à internet é facultativa.

FORMA DE AQUISIÇÃO:

  • as escolas organizarão a identificação dos alunos;
  • os encarregados de educação, na posse dessa identificação, farão os contactos necessários.
DESTINATÁRIOS:
  • Alunos do 1º ciclo do ensino básico (6 a 10 anos de idade)
  • Poderá ser equacionada a extensão do programa “e.escolinhas” aos alunos do 2º ciclo.
CARACTERÍSTICAS DO MAGALHÃES:
  • Arquitectura Classmate PC;
  • integra um Intel Celeron M a 900 MHZ, na primeira fase. Passará a integrar processadores Atom;
  • A ligação de rede sem fios, 802.11b/g Wi-Fi;
  • Tem um ecrã LCD de 9 polegadas;
  • uma memória de 512 MB;
  • Disco rígido de 30 GBytes;
  • Câmara web incorporada;
  • Bateria de 6 células.
  • Suporta os sistemas operativos Windows XP e diferentes versões de Linux, entre as quais o Caixa Mágica.
  • Resistente ao choque e aos líquidos;
  • ‘chassis’ de plástico resistente (em vez de liga de carbono como os portáteis normais);
FABRICANTE:
  • Será produzido em Matosinhos pela empresa JP Sá Couto que já produz os computadores da marca Tsunami
ASPECTOS COMPLEMENTARES:
  • Nos próximos 7 meses, será alargada a instalação de internet nas escolas a cada uma das salas de aula;
  • O computador Magalhães poderá ser exportado para a África, a América Latina e a Europa.

Para mais informações sobre o Portátil Magalhães>>

39 pensamentos sobre “Portátil Magalhães

  1. Gostaria que me esclarecessem se os escalões são atribuídos através dos escalões dos abonos de família ou como é que é ? Também gostaria de saber como posso requerer um para o meu filho de 7 anos de idade?

  2. Bom dia,

    Gostaria de saber como posso efectuar a inscrição para aquisição de um “magalhães”, uma vez que tenho uma filha que transitou para o 3.º ano.

    Ela frequenta a escola EB de Outeiro, Freguesia de Monsaraz, Concelho de Reguengos de Monaraz.

    Ficamos a aguardar uma resposta.
    Contacto: 91693 79 47

  3. Boa tarde
    Gostaria como posso adquirir o Magalhões para o meu filho que vai frequentar o 3.º ano do 1.º ciclo, gostaria também de saber que tem internet?
    Agradeço desde já a vossa atenção

  4. Boa tarde tenho uma filha que esta na pré-escola e gostava de saber se vai poder adequerir um pc.
    Agradeço já a vossa atenção

  5. Gostaria de saber como posso efectuar a inscrição para aquisição de um”Magalhães”, uma vez que tenho uma filha que transitou para o 3º ano.
    Ela frequenta a escola Extrenato Educação Popular-Centro Social Bairro da Liberdade(Serafina).
    A escola,neste momento ainda não tem informação de código de validação.
    Será que a mesma terá direito a esta aquisição?

    Agradeço resposta.
    Contacto:96 439 48 76.

  6. Boa tarde:
    Gostaria de saber como posso efectuar a inscrição para a validação de um”magalhães”, uma vez que tenho uma filha que transitou para o 3º ano.
    Ela frequenta a escola Extrenato de Educação Popular – Centro Social do Bairro da Liberdade(Serafina).
    A escola afirma ainda não ter recebido o código de validação correspondente à mesma.

    Agradeço resposta.
    Contacto: 96 439 48 76.

  7. eu gostaria de adquirir o magalhaes mas nao sei como o adequirir gostaria de saber onde se pede a cenha e que ja porcurei e niguen me soube dizer onde e como adquiris o magalhES.
    MUITO OBRIGADO!!!1

  8. Gostaria que me informassem como poderei adequirir um computador Magalhães, pois tenho um filho de 6 anos e sei que não tenho nenhum apoio social escolar pois estou no 4º escalão de abono de família. Na escola não sabem informar como fazer.

    Agradeço resposta.

    Obrigada

  9. ola, boa tarde.

    tenho uma irmã a frequentar o quarto ano na escola Conde de Castelo Melhor em Pombal.

    Gostaria de saber como poderei aquirir o portatil magalhães para ela, eu fui á escola dela e não me souberam informar de nada!!

    Aguardo uma resposta.

    Obrigada

  10. ALGUEM ME PODE DIZER ONDE E QUANDO , POSSO TER ACESSO AO CODIGO CORRESPONDENTE AO MEU FILHO , POIS AINDA ONTEM NUMA REUNIAO NA ESCOLA DO MEU FILHO NINGUEM SABIA DE NADA.
    MUITI OBRIGADO E ATE BREVE.

  11. Estou interessada no computador o magalhaes para o meu filho que entrou este ano na escola está no 1ºano como proceder para adquirir ao computador e o código?

  12. Gostaria de saber em que horário é que os professores iram proceder à introdução dos dados fornecidos pelos encarregados de educação, para adquirirem o “magalhães”, no horário não lectivo ou aos fins de semana? (mas só poderemos contar com os domingos porque os prefessores também fazem formação ao sábado).

  13. minha menina frequenta o 1.ºano na escola aristides sousa mendes em cabanas de viriato e anda muito triste e pensativa porque todos os meninos da sua sala já teêm o magalhães e ela não, sentesse inferiorisada.
    Porque razão será esse atraso, só para um aluno da mesma sala?
    fui informado na secretaria da mesma escola que já devia ter recebido uma mensagem, para pagar, mas o que é certo é que não recebi qualquer notificação.
    o que devo fazer?

  14. Gostaria de adquirir o portatil Magalhães, como devo proceder minha filha não fala outra coisa a não ser no computador magalhães, por favor me ajude.
    muito abrigado pela atenção

  15. O que tenho de fazer para poder adquirir dois portateis para os meu filhos de prefeencia os mais poderosos, um tem 10 anos e o outro 10 e como faço para comprar,se assim por passaria a fazer a publicidade dos vossos produtos e agtariar possiveis cliente.

Deixe uma Resposta

