Portátil Magalhães – como adquirir?

//odia.terra.com.br/)
(Foto in http://odia.terra.com.br/)

.

Tenho recebido alguns mail’s e comentários sobre este assunto. Assim, resolvi colocar aqui a resposta que tenho enviado:

O portátil poderá ser adquirido por todos os alunos matriculados em qualquer ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e, proceder-se-á do seguinte modo (informação sujeita a posterior confirmação):

  1. No início do ano lectivo, em Setembro, os encarregados de educação deverão contactar a escola para manifestarem o interesse em adquirir o portátil e se pretendem ou não ligação à internet;
  2. A escola identifica os alunos interessados em aderir a este programa e.escolinha e informa também se o aluno é ou não abrangido pela acção social escolar;
  3. Depois, a escola receberá os portáteis e entregá-los-á aos alunos através dos encarregados de educação.

Quanto ao custo, o portátil:

  1. será gratuito para os alunos beneficiários do escalão A da acção social escolar;
  2. custará 20 euros para os que beneficiarem do escalão B;
  3. custará 50 euros a todos os outros.

Que os professores e as famílias saibam estar à altura destes novos desafios. De facto, a escola é um lugar excelente para os primeiros contactos com o computador.

As pessoas que aprendem a usar esta tecnologia na escola certamente terão menos dificuldades do que as que entram em contacto com ela apenas no mercado de trabalho. Além disso, poderão preparar-se melhor para as exigências cada vez maiores deste mundo globalizado.

Contudo, muitos professores e muitos pais ainda não têm a preparação suficiente para dar um “bom” uso a este instrumento tão útil para as nossas crianças na motivação para as aprendizagens, nas tarefas de trabalho de casa, etc, etc…. É preciso que a escola e a família aprendam a cooperar… também neste domínio.

Segundo “O Dia Online“, no Brasil, desde o dia 20 de Agosto de 2007 o colégio GayLussac, utiliza os portáteis na sala de aula. Transcrevo dois testemunhos de alunos:

  • “…nós fazemos deveres de casa, agenda, textos, ouvimos arquivos de som e aprendemos com as imagens também”;

  • “Eu nunca tinha mexido em um antes e tinha a maior curiosidade. É bom trabalhar com ele porque é mais fácil de escrever e tem várias utilidades”;
80 pensamentos sobre “Portátil Magalhães – como adquirir?

  1. Tenho uma irma que frequenta o 3ºAno e gostava de adquirir um portatil para ela.

    O que devo fazer? Agradeço toda a informação.

    Obrigado

    (No meu primeiro comentario tinha um erro no sitio) Peço desculpa

  2. Gostaria de saber, como adquirir o Magalhães para o meufilho, que frequenta o 3º ano do 1º ciclo, sendo que ninguém na escola tem essa informação.
    Agradeço desde já a vossa atenção.

  3. Como posso adquirir o Magalhaes para a minha filha que entrará agora para o 1ºano, sendo que ninguem da escola me sabe explicar como o fazer!! Aguardo resposta. Obrigado

  4. Muito boa tarde, eu gostaria de saber se o portátil, será ou está à disposição do 6º e 8º ano, (Os respectivos anos são os que eu e o meu irmão frequentamos) .

    Agradecia resposta

  5. Como me foi informado, tentei ter informações , sobre a aquisição do portatil magalhães , ao qual me foi respondido que nada sabiam. Se estava previsto para o inicio do ano lectivo , como e que eles não tem informações????

  6. BOA TARDE GOSTARIA QUE ME INFORMASSEM COMO POSSO ADQUIRIR AO MAGALHAES E Q DOCUMENTOS SAO PRECISOS POIS A ESCOLA NAO NOS INFORMA DE NADA SEM MAIS ASSUNTO ME DESPEÇO E AGUARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADO

  7. Boa noite
    Tenho uma criança de 10 anos que frequenta o 5 ano pertence ao escalão A ( 1º escalão), agradeço me informe se posso perdir ao professor o computador magalhães para ele?

  8. Gostaria de saber se o que se escreve sobre o portatil é mesmo verdade , se os preços que as resvistas divulgaram são verdadeiros, tenho um filho que frequenta o segundo ano do 1º ciclo e gostaria de lhe comprar o portátil se os preços forem acessiveis.

  9. Boa tarde,
    Agradecia que me informassem como posso adequirir o Magalhães para a minha filha (3º ano) com os conteúdos pedagógicos adequados, uma vez que a escola que frequenta não aderiu ao programa e.escolinha?

    Muito obrigada,

    Paula Silva

  10. quero adquirir o Magalhães para o meu filho que frequenta o 2º ano na escola da Bandeira – Avanca. Na escola não têm informação nenhuma como adquirir o computador, como hei-de fazer para o comprar.

  11. o meu filho anda na primeira classe, e gostaria de saber o que é preciso para poder adquirir o portatil Magalhaes para o meu filho, mesmo ele nao usufruindo de qualquer escalao.
    gostaria que me dissessem tudo o que for necessario o mais breve possivel.

  12. Queria saber se posso adquirir o Magalhães pela internet. Gostava de saber o site, o meu esta no 3º ano e tem o escalão A. MUITO OBRIGADO.

  13. Queria saber se posso adquirir o Magalhães pela internet. Gostava de saber o site, o meu filho esta no 3º ano e tem o escalão B. MUITO OBRIGADO.

  14. Se pretender adquirir um portatil para uma aluna abragida pelo escalão A com internet, o portatil ficará a custo 0, mas e a internet ? qual o preço a pagar pela internet neste caso?

  15. Gostaria de saber, como adquirir o Magalhães para o minha filha, que frequenta o 4º ano do 1º ciclo, sendo que ninguém na escola tem essa informação.
    Agradeço desde já a vossa atenção.

  16. Tenho 1 filho que frequenta a 2ª Classe sem qulaquer escalão,e quero adquirir o Magalhães . Na escola não têm informação nenhuma como adquirir o computador, já enviaram os pedidos para as escolas? Como hei-de fazer para o comprar.

  17. Gostaria de saber, como adquirir o computador Magalhães para o meu filho, que frequenta o 4º ano do 1º ciclo, pois na escola ninguém tem essa informação. Nem sabem dar informação nenhuma sobre o assunto.
    Agradeço desde já a vossa atenção.

  18. Gostaria que me informassem se na compra do Magalhães ao abrigo do programa e-escolinhas,é ou não obrigatório, subscrever algum serviço de internet ( móvel ou fixa).

    Obrg.

  19. Já tenho conhecimento que existem dois tipos de portáteis “Magalhães” – “O mais poderoso” e “O menos poderoso”. Qual vai ser distribuido para os alunos do 1º ciclo? Os encarregados de educação poderão escolher? Obrigada.

  20. Gostaria de saber como posso adquirir o Magalhães para a minha filha,ela está no 4º ano e tem o escalão A.
    Vão ser entregues nas escolas ? ou temos de nos inscrever em algum lado?
    Obrigado pela vossa atenção.

  21. Tenham calma,

    o lançamento do Magalhães foi um pouco á pressa mas chegara a todo lado nos proximos meses. Vejam junto das proprias escolas porque é la que vos darm os respectivos codigos para fazer o pedido. Este é um processo que vai levar alguns meses a chegar a toda a gente, mas nao se preocupem que vai chegar a vossa vez.

    um abraço

  22. gostava de saber como fazer para comprar o pc para minha filha que tem 8 anos, fico aguardar resposta. muito obrigado pela atenção..

  23. Tenho um filho c/ 10 anos anda no 5º. ano e gostaria de saber se o Magalhães é ou não aconcelhavel para ele.
    Gostaria também de saber onde posso adquirir, visto ele já não andar no 1º. Cicli.

  24. o meu irmao tem 8 anoseu gostava de adquirir ao portatil magalhães eu gostava de saber como vou adquirir, é que a apresentação ja foi e o meu pai nao pode ir a escola o meu irmão como faço isso para te o portatil?
    obrigado pela sua atenção

  25. Olá! Frequento a Escola EB 2/3 de Caide de Rei e passei para o 6ºano e nunca me atrasei. Gostava muito de saber como posso comprar um portátil. Se me podece dar esta informação fazia-me um grande favor…

    obrigado

    Deves dirigir-te à secretaria da tua escola a pedir essa informação.
    A entrega dos portáteis faz-se faseadamente… Por isso não desesperes… sê paciente.

  26. boas. pretendo oferecer o magalhães á minha afilhada que frequenta o 2ºano do segundo ciclo… mas a minha questao é a seguinte, disseram-me que comprava o magalhães e a minha afilhada usofruia dele ate ao 4ºano e depois ficava para a escola.. é verdade… gostava de ter mais informação especifica sobre isso… cumprimentos…

  27. Boa tarde.
    Tenho 2 irmãos e 1 deles anda na 3ª classe e gostaria de saber como adquirir o portatil Magalhães q na escola dele n têem essa informação. Ele é do escalão B, escola de Lourel.
    Obrigada.

  28. Bom dia!
    Tenho uma filha que frequenta a 5ª classe numa escola portuguesa (I.D.F João Paulo II) em S.Tomé e gostaria de solicitar a possibilidade de adquirir um portátil Magalhães para um Melhor Aproveitamento escolar…
    Agradeço a vossa compreensão!

  29. Tenho uma filha de 9 anos que frequenta o 4º ano da Escola básica nº 1 de Mem Martins, e gostaria que me informassem se tenho de pedir o computador magalhães por intermédio da escola ou se posso pedi~lo directamente no site, ela pertence ao Escalão A.
    Agradecia resposta a este mail, obrigada.

  30. gostaria de uma informação:será verdade que existe o magalhães próprio com um programa para crianças que necessitam de educação especial,se existe como posso adquirir?

  31. Tenho uma menina no 5º ano e gostava de saber se posso adquirir computador gratuito uma vez que estou insirida no escalão C agradeço resposta urgente

  32. Gostaria informação do motivo da falta de entrega do Magalhães ao aluno da escola S.António em Tomar do 3º cilclo.Informação para o telemovel 913097459

  33. Boa tarde,
    Gostaria que me informassem porque é que a minha filha ainda não recebeu o “magalhães”, uma vez que já fiz a transferência no dia 07 de Fevereiro de 2009?
    Agredeço que me informem com a máxima urgência, julgo que tenho esse direito, uma vez que tenho conhecimento de encarregados de educação fizerram o pagamento depois de mim e os filhos já “o” receberam!

  34. tenho uma menina no 1.º ano, na escola aristides sousa mendes em cabanas de viriato, e já todos do seu ano receberam o magalhães e ela ainda não, anda muito triste por ver os outros colegas com ele e ela não, o que se passa? eu encarregado de educação ainda não recebi qualquer mensagem para fazer pagamento, será que alguma coisa está mal?, gostaria de ser informado sobre a situação.

  35. Gostaria que me explicassem a que é devido o atraso da entrega do Magalhães ao meu filho. Estamos no final do ano lectivo. Será que ainda o poderemos receber esta semana?

    NOME: NUNO MARIA LOURINHO ROSMANINHO
    ESCOLA EB1 DE REGUENGOS DE MONSARAZ – 4º ANO

    AGRADECIA ESCLARECIMENTOS PARA 969973098

  36. Gostaria que me fosse dada uma explicação, sobre a não entrega até ao momento do portátil Magalhães á minha filha Joana Ascensão Moura. Frequenta actualmente o 3º ano do 1º ciclo da EB1 do Tortosendo. Estamos em final do ano lectivo e ainda não foi entregue, nem tem conhecimento da senha. Grata pela atenção que o assunto lhes mereça, aguardo informação.

    • Deverá contactar o conselho executivo do agrupamento a que pertence a escola da sua filha e colocar todas essas questões, uma vez que a inscrição é feita ou pela professora da turma ou pela secretaria do agrupamento.

  37. O meu filho está no 4ªclasse e como na altura não tinha escalão ele teria que pagar pelo maglhães 50€, mas neste momento eu fiz o escalão a ele e passou a ter escalãoB, e agora como posso ter o magalhaes com esse escalão uma vez que já se tinha feito o pedido, agradeço uma resposta.

    URGENTE

  38. a minha filha de 8 anos ja tinha adquirido o magalhaes no entanto caiu ao chao e partiu o ecra poderei adquirir outro portatil?e como fazer ? aguardo resposta

  39. Olá, estou a escrever porque estou na Irlanda e o meu filho tem 7 anos e estuda aqui desde o inicio e eu gostava de adquirir o Magalhães para ele, como posso fazê-lo sem ter que ir á Vorten ou a outra loja que venda e sem ter que pagar tanto dinheiro, já que na escola sem subsídios as restantes criaças pagam 50€. O meu filho é português, só não estuda em portugal por isso acho que deveria ter direito a tê-lo pela quantia de 50€ como todas as outras crianças. Se me puderem esclarecer esta questão. Desde já agradeço.

  40. O meu filho anda no 2º ano, e desde o 1º ano que foi pedido pela escola o portatil.Esta semana chegaram os magalhaes e por grande azar houve um erro e o meu filho nao vai receber o computador.Gostava que me dissessem o que posso fazer para rectificar este problema, ja que a escola nao sabe o que fazer.
    Muito grata

  41. Quero saber quanto tempo vai demorar ate receber o portactil magalhaes da minha duvelaine que ja esta pago desde 01-07-2009. acho que ja passou tempo suficiente para oter recebido.

  42. boa tarde. o meu filho de 8 anos ja teve um magalhaes, mas perdeu e gostava de adquir outro, como faço? obrigado

  43. O meu filho entrou para o primeiro ano e ele já me perguntou várias vezes se ia ter um magalhães, visto o seu primo de oito anos ter obtido um. Sei que já não estão disponiveis para compra através da escola e já procurei em várias casas de informática para tentar comprar um. No entanto, as minhas buscas foram em vão e por isso gostaria de saber se me podem informar se é possivel ou não obter um magalhães e a onde me devo deslocar?

  44. como adquirir dois portateis magalhães para os meus filhos que são gemeos, fomos para Cabo verde e encontramos o meu sobrinho com um então eles choram todos os dias e não temos forma de adquirir porque vivemos em Angola – Luanda

  45. os vossos computadores são muito interessantes por issom estou interssada em adquirir com urgencia e de preferencia os mais poderosos. obrigada pela compreensão

Deixe uma Resposta

