E-generation

Pela sua actualidade, publico um artigo da colega Sandra Costa:

Nos dias de hoje, é exigido aos jovens desde cedo que estejam sempre em contacto, e perante a possibilidade da existência de alguma falha que impossibilita a comunicação, instala-se o caos, primeiro entre os familiares e mais tarde entre amigos. É inevitável que estas gerações tenham necessidade do permanente contacto, algo que é confundido com dependência mas que acaba por ser uma mediação tecnológica da mais antiga necessidade humana: comunicar.

O telemóvel é visto pelas gerações mais novas não apenas como um aparelho, mas sim como uma extensão da sua própria pessoa. A escola e os pais terão que adoptar uma postura reflectida sobre este assunto e começarem por desenvolver competências que permitam aos jovens aproveitar as potencialidades desta tecnologia e saber evitar os riscos a ela associada. A par do desenvolvimento das competências tecnológicas é essencial que se não se esqueçam as regras cívicas para o bom uso de um telemóvel, nos seus vários contextos.

Actualmente, o telemóvel é muito mais do que um equipamento que serve para telefonar. Tem outras funcionalidades, sendo um pequeno computador de bolso a que se pode aceder rapidamente e facilmente. Este equipamento pode ser utilizado como leitor de mp3, máquina fotográfica e de filmar, com software de processamento de texto e acesso à internet. Porque não aproveitar esta tecnologia para fim educativo?

A modernização do ensino terá que passar pela difusão das novas tecnologias aos actuais contextos educativos e às características da sua população escolar. A escola terá de se adaptar rapidamente, de forma consciente e reflectida, às novas realidades. Pode aproveitar este novo recurso, o telemóvel, para desenvolver actividades criativas e desafiadoras ajustadas às necessidades dos alunos em tempo real.

Sandra Costa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s