ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

Estamos no início de mais um novo ano lectivo. Os professores e as escolas planificam e organizam o ano escolar 2008-2009.

Este ano, às tarefas habituais acresce a planificação do processo de avaliação do desempenho  docente. Nesta fase, um dos intervenientes fundamentais é a Comissão de Coordenação de Avaliação de Desempenho (CCAD), constituída no seio dos Conselhos Pedagógicos das Escolas/Agrupamentos, que deve aprovar as directivas para a aplicação objectiva do sistema de avaliação.

Assim, devem ser nossos objectivos:

– clarificar as finalidades da avaliação;

– garantir o seu rigor, justiça e equidade;

– simplificar procedimentos;

– garantir a natureza formativa deste processo.

Coloco no Blogue as Recomendações do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (CCAP), destacando a n.º 2:

  • Recomendações N.º 2 – Princípios Orientadores sobre a Organização do Processo de Avaliação do Desempenho Docente
  • Recomendações N.º 3 – Princípios Orientadores para a Definição dos Padrões Relativos às Menções Qualitativas 
  • Recomendações N.º 4 – Princípios Orientadores sobre o Procedimento Simplificado a Adoptar na Avaliação de Docentes Contratados por Períodos Inferiores a Seis Meses (a partir do ano escolar de 2008-2009)

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