Portátil Magalhães distribuído aos alunos do 1.º ciclo

O programa e-escolinha, que prevê a entrega de 500 mil portáteis Magalhães aos alunos do 1.º ciclo, iniciou já a distribuição dos primeiros 4 mil computadores em diversas escolas de 16 concelhos do país.

o computador é gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da Acção Social Escolar, tem o custo de 20 euros para os do segundo escalão, e de 50 euros para os restantes.

Para obterem os computadores, os pais ou encarregados de educação devem contactar os professores dos seus filhos. Mediante a atribuição de um código, a escola efectua o pedido através do portal e-escolinha.

Características do portátil:

Por ser destinado a crianças do 1.º ciclo, o Magalhães é um computador portátil leve e de dimensão adequada aos seus utilizadores, sendo resistente ao choque e aos líquidos.

O computador possui, entre outras, as seguintes características:

  • Processador Intel (a partir de 900Mhz);
  • Disco rígido de 30 GB;
  • 1 Gigabyte de memória RAM (DDR2);
  • LCD 8,9″;
  • Eth 10/100, Wi-Fi, USB, Leitor SD Card;
  • Bateria de 4 células;
  • Webcam;
  • Colunas de som;
  • Microfone incorporado;
  • Resistente ao choque;
  • Teclado resistente ao derrame de líquidos.

O computador tem configuração Dual Boot (Linux Caixa Mágica e Windows XP).

O disco rígido está particionado, sendo que 10GB são para o Linux Caixa Mágica, 10GB para o Windows XP e 10GB para os dados do utilizador que assim ficam disponíveis para ambos os sistemas operativos.

Software instalado
O computador tem instalado, entre outras, as seguintes ferramentas e aplicações:

  • Ferramentas de produtividade (Open Office e MS Office 2007);
  • Antivírus Avast;
  • Parents carefree – Programa de controlo parental;
  • Magic Desktop – Ambiente de trabalho destinado aos mais jovens, com Browser, cliente de correio, jogos didácticos, ferramentas de comunicação e outros;
  • e-Learning Class – Software de trabalho colaborativo para utilização na sala de aula;
  • Diciopédia – Enciclopédia e Dicionários;
  • Eu Sei – Jogos Educativos para o 1.º ciclo do ensino básico;
  • Clic Mat – Actividades interactivas de matemática;
  • English is Fun – Actividades interactivas de inglês;
  • À Descoberta do Ambiente – Actividades interactivas de ciências;
  • A Cidade do faz de caso – Actividades interactivas de inglês;
  • Tux Paint – Programa de desenho para os mais novos;
  • Childsplay – Jogos educativos para o 1.º ciclo do ensino básico;
  • Mingoville – Curso de iniciação ao Inglês (funcionamento online).

É de destacar a inclusão do programa No work, no play, que funciona com base num sistema de créditos que só permite o acesso aos jogos por parte dos alunos com os trabalhos de casa realizados.

Em matéria de segurança na utilização da Internet, os dois sistemas possibilitam um controlo, por parte dos pais. Assim, os pais têm a possibilidade de filtrar o acesso a aplicações, software e sítios da Internet. Podem ainda definir em que período do dia os filhos acedem à Internet.

Para melhor preparar os professores para explorarem as potencialidades do portátil, 1200 coordenadores TIC estão a receber formação, desde dia 16, como objectivo de partilharem esses conhecimentos com os professores do 1.º ciclo do ensino básico.

Estas acções de formação incidem sobre a utilização pedagógica em ambiente colaborativo de sala de aula, segurança na Internet e possibilidades de supervisão por parte dos encarregados de educação.

Magalhães é um computador portátil com conjunto de ferramentas que proporcionam a aprendizagem com as novas tecnologias. Este computador vem equipado com diversos programas e conteúdos educativos digitais e permite o acesso à Internet.

AOS PAIS

  • Como posso ajudar os meus filhos a usar o Magalhães correctamente?
  • Como os posso ajudar a viver em segurança no mundo digital em que nasceram?

Encontre no Guia para pais e educadores as respostas a estas e outras perguntas.

AOS ALUNOS

Com o Magalhães vais poder ler, escrever, desenhar, aprender matemática, criar os teus próprios filmes, criar os teus álbuns fotográficos, aprender inglês, jogar, enviar mensagens, navegar e pesquisar na Internet e muito mais!

Anúncios

23 pensamentos sobre “Portátil Magalhães distribuído aos alunos do 1.º ciclo

  1. No Agrupamento das escolas de Avanca, parece não haver interesse, na informação como os pais podem pedir a senha para adquirir o Magalhães.Os pais estão a ficar sem saber por onde começar para o pedido da senha para os nossos filhos terem o direito ao Magalhães.

    É necessário ter paciência e esperar. A distribuição dos portáteis é faseada.
    Na altura própria, os professores dos vossos filhos dar-vos-ão todas as informações necessárias.

  2. é obrigatório o vinculo a uma operadora de internet,eu já tenho internet e não me interesa estar a pagar a duas operadoras.

    O programa e-escolinha não obriga a contratualizar com uma operadora de ligação internet. Portanto, se já tem ligação não precisa de outra.

  3. gostaria de oferecer o magalhaes a minha afilhada mas disseram-me que se comprasse o magalhães a minha afilhada usofruia dele ate ao final do 4ºano e depois o magalhaes ficava para a escola… é verdade???

    Os portáteis são para trabalhar na escola e em casa. Devem ser encarados como um material escolar como qualquer outro. Daí a dizer que, no final do 4º ano, os portáteis ficam na escola…. parece que a imaginação dá para tudo. Penso que pode ficar descansada quanto a essa questão.

  4. E obrigatorio pedir o magalhaes atraves de uma operadora?
    Se for pedido atraves da operadora sou obrigado a ter o servico de internete?
    Na escola do meu filho disseram que tinha que ser atraves de uma operadora mesmo ja tendo internete em casa.

    Claro que não é obrigatório. Basta ler os post’s que aqui coloquei sobre o assunto.

  5. Boa Tarde,
    Gostaria que me informassem como adquerir os portateis para os meus dois filhos do 1º ciclo (1º e 2ºano), visto que na escola nenhuma das professoras ,me soube informar e o agrupamento também não.

    Agradacida

    Solange Mota

    Deve ler com atenção o que no blogue está escrito sobre este assunto, pois terá as respostas de que precisa.

  6. Boa tarde
    A minha filha encontra-se no 3º ano ,mas numa escola privada.
    Gostaria que me informasse se as escolas privadas também teem direito ao computador. Se sim poderei pedir o código agora ou a entrega dos mesmos será mais tarde?
    Grata pela atenção

    Maria José

  7. Boas,
    gostaria de saber se o pc magalhães também é para as Ilhas?
    Uma vez que a informação que me foi dada pela escola, é de que o pc magalhães é só para o Continente. (?)
    Aguardando resposta, com os melhores cumprimentos,
    A.Salazar

  8. ainda não recebi nenhuma mensagem para fazer qualquer pagamento para o “Magalhães”, houve colegas do meu filho que já o receberam e a tristeza é visivel no seu rosto e pergunta sempre quando vem o computador para ele… Nós coma pais não sabemos o que responder. Como faço para saber informações pois no n.707239239 estou sempre em lista de espera…. e nada. Obrigado.

  9. tenho uma duvida será que me podem esclarecer? o magalhães tinha a bateria laranja que no livro de istrucoes diz que é quando a bateria ta a carregar… posemos a carregar e ela ficou verde ( bateria totalmente carregada ) mas passado um bocado ficou de novo laranja … não entendo … nao tem como eu saber quanto a bateria esta e percentagem ou saber quando esta totalmente carregada??
    esclarecame as cores que pelo livro de intrucoes nao entendi correctamente

    • Como qualquer outro portátil, em casa ou na escola (se possível) deverá funcionar sempre ligado à corrente. Enquanto trabalha a bateria, ligada à corrente com o carregador, vai também acumulando energia. Sem estar ligada à corrente a sua autonomia é de aproximadamente 3 horas. O que me relata é normal… não fique preocupado.

  10. A percentagem é visivel no canto inferior direito, no icone da bateria…..penso q esta questão de usar e carregar a bateria deveria ser melhor explicada pelo manual.

  11. ola gostaria de saber quando os nossos filhos vao ter direito ao pc magalhaes na ilha da madeira ou sera que nao temos direito ja que nas escolas nao sabem daruma resposta eles andao na escola da barreira chamora santo antonio obrigada

  12. para ir á internet no magalhaes clique no P na barra de tarefas abaixo do ecra e selecione Modo de controlo/Modo desligado. insira a password: magalhaes 2: escolinha2010. magalhaes 1: pte2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s