OS PROFESSORES CONTAM

“Os professores contam” é a mensagem escolhida este ano para assinalar o Dia Mundial do Professor, instituído a 5 de Outubro pela Unesco e pela Internacional da Educação.

Considero que o momento que se vive na educação, mais do que reacções a quente (por vezes indignas e eníquas), exige reflexão e debate nas nossas escolas, nos nossos grupos, … (nos sindicatos também)

Uma reflexão sobre o papel dos professores no contexto social actual e em que medida a legislação em vigor (o novo estatuto, o diploma da gestão e o sistema de avaliação de desempenho) promovem/impedem a assunção clara desse papel por todos nós.

A este propósito, a Associação Nacional de professores considera que, face à complexidade das questões, problemas e desafios que se colocam à classe docente, é urgente e necessário lançar um amplo debate no seu seio sobre os possíveis novos significados de “Ser Professor”.

Concordando com este desafio, recordo a iniciativa que o Parlamento Europeu teve ao aprovar no passado dia 23 de Setembro uma Proposta de Resolução da Comissão da Cultura e da Educação apelando aos Estados membros a reforçar os recursos financeiros para a formação de professores, não esquecendo questões como a mobilidade dos professores ao nível do espaço europeu, o estatuto profissional, a atractividade da profissão, os níveis de satisfação da classe e a gestão dos estabelecimentos de ensino, entre outras. (Ler a Nota de Imprensa)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s