EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS 0-12 Anos

Dois Pareceres sobre A Educação das Crianças dos 0-12 anos e As alterações introduzidas no Ensino Superior aprovados na 97ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Educação.

O Conselho Nacional de Educação (CNE), reunido em Sessão Plenária, no dia 21 de Outubro, debateu e aprovou dois Pareceres.

O primeiro, sobre a A Educação das Crianças dos 0-12 anos, de que foi relatora a conselheira Ana Maria Dias Bettencourt, culmina a reflexão produzida no CNE, ao longo de diferentes etapas, em torno da actual estrutura e organização da educação de infância e do ensino básico, no quadro da actual Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE).

Uma conferência internacional e um workshop, com peritos nacionais, constituíram o ponto de partida para um estudo, elaborado por uma equipa de especialistas de várias áreas das Ciências da Educação e coordenado pela Professora Isabel Alarcão. Outras iniciativas foram promovidas, designadamente dois seminários centrados na diversidade dos contextos escolares e na organização do trabalho no 1º ciclo do ensino básico, visando aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, de inovações em curso e da situação existente noutros países europeus.

O Parecer do CNE apresenta as questões emergentes da análise da problemática e formula um conjunto de recomendações a ter em conta no processo de reconfiguração da educação das crianças dos 0 aos 12 anos, em Portugal, nomeadamente a necessidade de alargamento da oferta da educação dos 0 aos 3 anos e investimento na sua qualidade, a universalização do acesso à educação pré-escolar e o aprofundamento da autonomia das escolas.

O segundo Parecer sobre As alterações introduzidas no Ensino Superior, elaborado pelos conselheiros Alberto Amaral e Jacinto Jorge Carvalhal, surge na sequência da solicitação da Assembleia da República, através da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, dirigida ao CNE, para se pronunciar, acerca dos seguintes aspectos: processo de Bolonha, sistema de avaliação, regime jurídico das instituições de ensino superior, financiamento e rede.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s