É PRECISO ASSUMIR A CORAGEM DE SER VIME

vime4O importante não é ser duro como o carvalho, mas sim flexível como o vime que a tempestade verga, mas não quebra“.

Se o anterior modelo de avaliação não avaliava nada nem ninguém, o actual modelo peca por desadequação à realidade actual das escolas e dos professores. Esta desadequação é agravada por interpretações abusivas que alguns fazem do modelo, exigindo “papeladas” desnecessárias.

Perante o descontentamento, o discurso das organizações sindicais tem retirado credibilidade e autenticidade à insatisfação dos professores, deixando ficar no ar a suspeita de que os professores não querem ser avaliados.

Mas… por razões alheias aos interesses dos professores, os sindicatos tomaram uma posição de inflexibilidade e de ruptura. Com estas inflexibilidades (do governo e das organizações sindicais) ninguém ganha, muito menos os professores.

Infelizmente, os professores estão a ser arrastados para o terreno movediço das querelas político-partidárias… e neste “terreno” tornamo-nos todos facilmente manipuláveis…

De facto estamos perante um impasse.

Com este impasse todos perdem; principalmente perdemos nós e os nossos alunos.

É preciso que não haja dúvidas sobre a necessidade da avaliação dos professores. É preciso que haja uma vontade séria e honesta de dialogar para encontrar uma solução mais justa e mais exequível; é preciso ser vime para não ser “quebrado” como acontece com o carvalho que, sendo inflexível, quebra perante a tempestade.

Num dos programas “Prós e Contras” dedicado à educação, alguém sugeriu a figura de um mediador. Um mediador isento e de reconhecido mérito. Se os sindicatos (que já pouco representam os docentes) não aceitarem esta metodologia, penso que os professores de boa fé aceitariam de bom grado esta solução.

Convocar uma greve para Janeiro? Para quê? Para os professores desmobilizarem? Para prolongar a agitação para mais perto das eleições?

É preciso assumir a coragem de ser VIME…  a bem da educação…

.

Anúncios

Um pensamento sobre “É PRECISO ASSUMIR A CORAGEM DE SER VIME

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s