A PROPÓSITO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

ledialogueChegou a boa notícia de que os sindicatos e o Ministério da Educação se vão sentar à mesa das negociações. Registo o facto, esperando que, com sensatez, se possa construir algo que possa levar por diante o desiderato e a urgência de uma avaliação de desempenho dos professores séria e credível. Já não é possível voltar ao passado…

Mas… sabemos todos que, qualquer que seja a solução que venha a ser alcançada, haverá sempre vozes discordantes. De facto, este é um tema muito polémico em que é praticamente impossível haver unanimidades…

Entretanto recebi este esclarecimento do DGRHE via mail:

Esclarecimento:

  1. Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
  2. Os sindicatos neste processo não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o Ministério da Educação (ME) dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
  3. O ME, mantendo a abertura de sempre, que já conduzira ao Memorando de Entendimento com a plataforma sindical (ver infra), respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
  4. Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho, que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.

Informação complementar:

  1. “Uma avaliação séria melhorará a escola” – discurso da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, na Assembleia da República, em debate sobre a avaliação de desempenho, emhttp://www.min-edu.pt/np3/2923.html.
  2. Notas sobre um modelo de avaliação que protege os professores, em http://www.min-edu.pt/np3/np3/2905.html.
  3. Dossier Avaliação do Desempenho Docente, em http://www.min-edu.pt/np3/193.
  4. Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação e os sindicatos em http://www.min-edu.pt/np3/1900.html.

Lisboa, 05 de Dezembro de 2008.

Imagem in http://amtog.blogs.ie/

One thought on “A PROPÓSITO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s