1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Solidariedade

O 1º de Maio é celebrado mundialmente como o “Dia do Trabalhador”. Mas esta data tem uma história.

No 1º de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (Estados Unidos da América), tal como de muitas outras cidades americanas, foram para a rua, exigindo o horário de oito horas de trabalho por dia. No dia 4 de Maio, durante novas manifestações, uma explosão serviu de pretexto para a repressão brutal que se seguiu, que provocou mais de 100 mortes e a prisão de dezenas de operários.
Este acontecimento, que ficou conhecido como os “Mártires de Chicago”, tornou-se o símbolo e marco para uma luta que, a partir daí, se generalizou por todo o mundo.
LER MAIS


O 1º de Maio de 1886 em Chicago – O 1º Dia do Trabalhador em Portugal, depois do 25 de Abril de 1974 (a 2ª foto está no site da Fundação Mário Soares) – Os cartazes do 1º de Maio de 2008 das duas Centrais Sindicais
Anúncios

5 pensamentos sobre “1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Solidariedade

  1. O dia 1 maio:É um dia em que é reconhecido o desempenho e o valor do trabalhador, no ramo do desenvolvimento de um país.

  2. Para os trabalhadores,aconselho que devemos ser mais responsaveis nas nossas determinadas funções,assim estaremos a contribuir para o melhor desenvolvimento no nosso local trabalho.Desejo um dia fantástico para todos os trabalhadores de Angola.

  3. 1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

    “A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo
    Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s