O “CASO” BPN

assembleia_republicaHoje o governador do Banco de Portugal (BdP) está a ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BPN.

Para mim, mais do que uma questão política, esta é uma questão de polícia. Mas a necessidade de criar “bruá” é maior e transformou-se em questão política e até em argumento de campanha eleitoral. Enfim… é este o sentido de estado que muitos têm.

O DN relata parte do que se passou na referida audição:

“O Banco de Portugal (BdP) tem sido objeto de uma campanha com contornos políticos e desinformação sobre todos estes acontecimentos”, disse Constâncio, numa declaração prévia à Comissão Parlamentar.

“Já pouco surpreende a opinião pública que alguns dos autores e cúmplices do que aconteceu no BPN tenham sido tratados [na comissão] com mais deferência e bonomia do que a demonstrada aos membros do Banco de Portugal”, disse Vítor Constâncio.

“Isto é inédito e é indicador dos objetivos que sempre estiveram subjacentes às ações de vários membros desta comissão”, acrescentou.

Respondendo aos deputados – como o comunista Honório Novo, Nuno Melo, do CDS-PP e João Semedo, do Bloco de Esquerda – que criticaram o facto do BdP não ter entregue à comissão de inquérito parlamentar documentos julgados importantes, o que o supervisor não fez refugiando-se no que Constâncio considerou hoje ser a obrigação legal do segredo de supervisão e do segredo bancário.

“A violação desse segredo pode levar a um ano de prisão”, disse Constâncio.

O governador realçou ainda que “boa parte do processo que tem sido montado contra o BdP assenta em equívocos fundamentais sobre o que deve ser a supervisão”.

selo-acordo-ortografico

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s